Como melhorar o som e a música da sua igreja?
Se melhorar o som e a música da sua igreja é uma necessidade ou até uma urgência, é sinal de que as coisas não vão bem nesta matéria.
Mas, fique tranquilo, sempre tem jeito, sempre há uma solução.
Acontece que, muitas vezes, a igreja investe em equipamentos novos de som, novos instrumentos, mas percebe que não foi possível melhorar o som e a música.
Logo, fica claro que o problema pode ser a instalação e o manuseio dos equipamentos, bem como o posicionamento das caixas acústicas e até mesmo a falta de caixas acústicas de delay.
Mas, calma, vamos abordar aqui pontualmente estes assuntos para que você possa compreender um pouco do que estamos falando.
Portanto, leia atentamente até o fim!
A correta instalação e manuseio dos equipamentos
Não adianta comprar equipamentos novos e não cuidar, no momento da instalação, para que seja feita por um profissional habilitado para isso.
Os músicos da igreja têm boa vontade, conhecem muito de música, mas nem sempre possuem o conhecimento necessário para a instalação de equipamentos de sonorização. Logo, deixar que eles resolvam essa parte é, no mínimo, comprometer a melhora do som e da música da igreja.
Além disso, você precisa levar em conta que, durante o processo de instalação dos equipamentos, é necessário realizar o alinhamento do sistema. Esse alinhamento é um ajuste feito por computador para equalizar todo o sistema de som.
Portanto, busque sempre um apoio profissional e técnico para a instalação dos equipamentos.
Igualmente acontece com relação ao manuseio dos equipamentos posteriormente. Geralmente, o que vemos acontecer nas igrejas é que muitos mexem nos equipamentos de som, o que é totalmente errado!
Portanto, para melhorar o som e a música da sua igreja é preciso que o sistema seja operado exclusivamente por pessoas previamente capacitadas e treinadas para esta função. Logo, uma empresa especializada pode ajudar nesta tarefa oferecendo o treinamento necessário.
Para melhorar o som e a música da sua igreja: atenção às caixas acústicas
O posicionamento errado das caixas acústicas pode comprometer seriamente a qualidade do som. Por isso, para melhorar o som e a música da sua igreja é preciso ter muita atenção a isso.
Logo, observe se, na sua igreja, as caixas acústicas estão instaladas entre a nave (espaço onde ficam os fiéis) e o presbitério (local de quem preside a celebração). As caixas principais devem ser posicionadas neste espaço, nas paredes laterais. Portanto, elas são as responsáveis pela sonorização de todo o espaço onde os fiéis permanecem.
Ao instalar as caixas acústicas neste local, consegue-se diminuir a microfonia, ou seja, é possível melhorar o som e a música da sua igreja. Além disso, é possível aumentar o volume do som sem comprometer a qualidade.
Contudo, vemos, em muitas igrejas, as caixas acústicas principais instaladas dentro do espaço do presbitério, o que é um erro. Afinal, é justamente nesse local que ficam os microfones. O que acontece nesse caso é que o som sai das caixas acústicas, entra nos microfones, passa pelo sistema de som e volta novamente para caixa acústica e assim consecutivamente. Logo, teremos microfonia!
Além disso, nesta mesma linha de raciocínio, o local mais indicado para as caixas de retorno é também entre o presbitério e a nave.
Verifique se a sua igreja precisa de caixas de delay
Se a sua igreja é extensa ou possui um mezanino, também conhecido por galeria, então é necessário o uso de caixa acústica de delay a fim de melhorar o som e a música da sua igreja.
Essa caixa acústica é também conhecida como caixa de atraso e deve ficar afastada do sistema principal. Ou seja, deve ser instalada nos fundos da igreja. E se a igreja possui o mezanino, essas caixas devem ficar na sua altura.
Mas como funciona e por que são necessárias essas caixas para melhorar o som e a música?
Essas caixas são necessárias, porque quando o templo religioso é extenso, o som sai lá da frente (do presbitério) e chega com atraso no fundo da igreja.
Logo, com as caixas de delay, funciona assim: essas caixas possuem um ajuste bem específico, uma espécie de atraso. Desta forma, o som sai lá do presbitério, chega até essa caixa e então ela se liga; assim o som fica sincronizado e vai em direção aos fiéis que estão na região do mezanino ou no fundo da igreja.
Contudo, quando não é feito o ajuste de tempo e sincronismo nessas caixas de delay acontece o eco, o que causa incompreensão do que é dito ou cantado. Portanto, se a sua igreja já possui essas caixas, mas não existe uma compreensão do som emitido por elas ou acontece muito eco, é preciso rever a instalação.
Enfim…
Como você pôde notar, são coisas simples, mas realmente necessárias que podem melhorar o som e a música da sua igreja.
Portanto, se você precisar de ajuda profissional, não hesite em falar conosco.
A Liberty Engenharia pode oferecer a você um diagnóstico gratuito sobre os problemas de som na sua igreja e como resolvê-los. Para isso, acesse: Quero um diagnóstico gratuito da Liberty