Falar em público é difícil? Confira 10 dicas!
Falar em público é uma habilidade que pode até ser um dom nato para alguns, mas para outros é uma habilidade adquirida pela necessidade.
Em nossas Igrejas, falar em público faz parte do nosso dia a dia, seja para pregar a Palavra de Deus, ou para dar testemunho de alguma graça recebida.
As habilidades que aprendemos estão sempre em desenvolvimento, por isso preparamos 10 dicas para te ajudar a falar em público.
Tenha um script ao falar em público
A melhor coisa que alguém pode fazer para começar a falar em público é planejar e organizar um script. Desse modo, precisamos dividir nossa fala em: introdução, desenvolvimento e conclusão do tema.
Criar um script ajuda a não nos sentirmos inseguros com relação ao conteúdo que será falado. O ato de escrever o que vamos comunicar nos ajuda a fixar melhor a nossa fala e a nossa jornada com o público.
Descubra qual o melhor método de roteirização da fala para você, visto que existem pessoas que preferem utilizar apenas pontos e outras que criam textos mais longos.
Essa pode ser uma estratégia tanto para quem tem mais habilidade em falar em público, quanto para quem está começando agora.
Não dê ouvidos aos seus medos
Um grande vilão das pessoas que falam em público são os medos, principalmente o da aceitação e rejeição do público. As pessoas mais acostumadas a viver momentos como estes testemunham que, até hoje, sentem um frio na barriga.
Os medos sempre nos acompanharão nestes momentos, assim como a ansiedade, eles só precisam ser controlados.
Não pensar nos medos e nas causas da ansiedade é uma dica útil para os oradores. Pense em coisas mais positivas e entenda que todo conhecimento ofertado tem seu valor.
Outra dica importante é estar nivelado com o público, pois o sentimento de inferioridade pode nos deixar mais vulneráveis.
Esteja seguro ao falar em público
Quando realizamos alguma atividade que exige a nossa comunicação com o público, precisamos estar seguros do conteúdo que queremos comunicar.
A insegurança com o conteúdo é transmitida em nossa fala e este sentimento é percebido pelos ouvintes, deixando o momento um pouco chato ou menos interessante.
Contudo, além da segurança com o conteúdo, o orador precisa estar seguro de si mesmo. Às vezes, é mais uma questão pessoal do que um problema do público para quem está se comunicando.
Esteja adequadamente vestido
Para falar em público precisamos estar vestidos conforme a ocasião e o momento. Cada ocasião pede uma roupa adequada.
No entanto, quando precisamos falar em público, por conta de uma palestra, pregação ou alguma palavra que precisaremos dar, devemos estar preparados para isso.
Primeiramente, é preciso conhecer para qual público falaremos. Pois, depende disso, por exemplo, o que vestiremos. Podemos constranger um público mais simples ou nos desqualificarmos diante de públicos mais rebuscados.
Seja um orador entusiasta
Nós podemos oferecer mais do que experiências aos nossos ouvintes, impactando os mesmos, para que fiquem entusiasmados pelo modo com que falamos.
Um orador entusiasta, além de interagir com o público, agrega valor aos ouvintes.
Portanto, o entusiasta consegue promover transformação na vida dos ouvintes; as pessoas não recebem apenas conteúdo, mas transformação.
Assim, o entusiasmo é uma característica que pode enriquecer uma fala ou um momento de palestra, mas não exagere, existe um ponto de equilíbrio, e o assunto certo para utilizar esse recurso. Afinal, não dá para falar de um assunto delicado ou difícil com entusiasmo.
Cuidado com a inferioridade
Algumas pessoas, ao receberem convites para palestrar, acabam presos a um sentimento de incapacidade em assumir tal convite. Desse modo, se sentem tão inferiores que acabam transmitindo isso durante a fala, seja pelo nervosismo, seja pelo desconforto da situação.
Pelo dom da fé, os cristãos acreditam que a graça sempre socorre a incapacidade humana, principalmente na hora de uma pregação na Igreja. Portanto, quanto mais pedimos a ajuda dos céus, mais fortes estamos.
O sentimento de inferioridade não é positivo nem para falar em público e nem para nenhuma outra circunstância da vida.
Utilize corretamente o microfone ao falar em público
Quando não temos tanto costume de utilizar o microfone, podemos ficar um pouco tímidos na hora de manuseá-lo. Algumas pessoas chegam a ter verdadeira fobia de microfone, têm até pânico de usar este acessório. Dessa maneira, utilizar o microfone da forma errada pode interferir negativamente em nossa fala.
Uma dica importante é deixar o microfone sempre na altura da boca, nem totalmente encostado e nem muito distante.
O microfone é um aparelho utilizado para ajudar a falar melhor em público, com a ampliação da voz. Sendo assim, ele não é um vilão do orador, mas um parceiro na comunicação.
No entanto, falar para um número reduzido de pessoas, em ambientes pequenos, torna a necessidade do microfone opcional para o orador.
Interaja com o público ouvinte
Outra dica especial para quem quer aprender ou melhorar sua habilidade de comunicação em público é se envolver mais com os ouvintes.
Assim, o sujeito que fala em público não está apenas oferecendo conteúdo, mas envolvendo o conteúdo com os participantes.
Quanto mais interação e envolvimento, menos a palestra é unilateral. Desse modo, o público acaba participando e interagindo mais com o orador e com o conteúdo proposto.
Utilize cases reais em suas falas
Um recurso interessante que pode ser utilizado ao falar em público é a utilização de cases pessoais ou de terceiros para fundamentar o conteúdo.
Quanto mais aproveitamos as experiências e situações práticas do conteúdo, mais enriquecida se torna a palestra. Atualmente, as pessoas têm valorizado cada vez mais escutar palestras e conteúdos com exemplos vivos dos métodos e conceitos.
Uma dica importante é falar do conteúdo fazendo, sempre que possível, associação com a própria vida. Por exemplo: Uma pessoa que vai falar de paciência, dá exemplos de como praticar a paciência no dia a dia.
Agradeça ao público pela atenção
Algo muito importante que podemos esquecer é o agradecimento pela atenção do público quando terminar a palestra.
Quando colocamos em prática essa dica valiosa, nos colocamos numa posição de humildade em relação aos ouvintes.
Falar bem em público também diz respeito a tratar as pessoas com educação e com gentileza.
Sendo assim, constatamos que falar bem em público é uma habilidade que será aperfeiçoada à medida que praticarmos.
Podemos até encontrar referências de pessoas que vão nos ajudar a descobrir como queremos falar. No entanto, a grande riqueza está em descobrir o nosso modo único de comunicar.
Inclusive, cada pessoa descobrirá seus mecanismos e atitudes que ajudam a falar bem em público.