Como evangelizar através da música?

Como evangelizar através da música?

Nas Sagradas Escrituras, nos momentos que Jesus apareceu aos seus apóstolos, escutamos o mestre enviar seus discípulos para anunciar a boa nova do Evangelho por todos os cantos do mundo.

Evangelizar é uma missão belíssima! Por isso, o Espírito Santo suscita muitas maneiras e formas para que o anúncio aconteça. Logo, uma das formas de evangelizar é através de meios artísticos, como a música.

Por isso, preparamos este conteúdo para te mostrar como é possível evangelizar através da música.

A música nas Sagradas Escrituras

No Antigo Testamento, lemos vários relatos que apresentam instrumentos musicais como um modo de glorificar a Deus e aproximá-Lo das pessoas.

Desse modo, nos Salmos encontramos os salmistas louvando ao Senhor através de instrumentos musicais como: harpa, cítara, pandeiro e é claro, o canto.

Afinal, a música é um modo muito eficiente de alcançar o coração das pessoas e suas almas. Portanto, por meio do canto, da harmonia musical, as pessoas recebem com mais emoção o anúncio comunicado.

Músicas Sacras

Este termo foi observado pela primeira vez na idade média. A música sacra, ou música sagrada, é utilizada nas celebrações e nos cultos.

Desse modo, a música sacra é um grande instrumento de evangelização. Consequentemente, ela tem o objetivo de aproximar as pessoas de Deus durante as celebrações.

Quem já participou de uma celebração litúrgica em um Mosteiro Beneditino, sabe o que é a emoção de escutar um canto, com toda beleza do coral. Afinal, o canto circula nas construções elaboradas com o máximo de perfeição,  aproveitando ao máximo o som e a comunicação original do templo.

Sabia que planejar a acústica durante o processo de construção de uma Igreja é algo necessário e importantíssimo para o novo templo?

Baixe agora mesmo estes materiais que preparamos para você. Clique aqui.

A música expressa Deus

Em seus poemas e composições, a música tenta de algum modo expressar as experiências espirituais. Por isso, quando ouvimos uma canção que relata algo que estamos passando, e que nos diz quem Deus é naquele momento, temos o nosso coração tocado.

Do mesmo modo, acontece com a evangelização por meio da música. As pessoas se encontram nas composições, geralmente criadas pela experiência que o compositor teve com Deus, diante de alguma situação particular.

Existe um ditado popular que diz que quem canta reza duas vezes. A música cristã já porta uma oração. Portanto, acabamos por cantar e rezar simultaneamente. Afinal, muitas pessoas têm facilidade de se aproximar de Deus através de músicas e dos cantos litúrgicos.

A presença do Espírito Santo nas músicas

O Espírito Santo é aquele que conhece o coração de cada pessoa. Ele atende a súplica do coração de cada homem que quer conhecer a Deus.

Temos conhecimento que as músicas cristãs são compostas e cantadas com unção, ou seja, pela ação do Espírito Santo. Uma música ungida é uma canção cheia da presença do Espírito Santo.

Além disso, o modo como a canção é interpretada e o agir do intérprete precisam estar em comunhão com o Espírito, para que o coração de cada pessoa seja tocado por meio da música.

Existem muitos relatos de pessoas que nunca aceitaram conversar com alguém sobre Deus e sobre o Evangelho, mas acabaram tendo uma experiência com o Amor de Deus através de uma música que tocou seu coração. Pois este toque é fruto da unção.

Confira este blogpost que preparamos para você e entenda a diferença entre som e acústica

A música nas Igrejas

Sabemos o quanto a música é importante na evangelização. Trata-se de um veículo que possibilita a experiência com Deus de cada pessoa. Por isso, ter um templo que consiga oferecer uma boa acústica e comunicação para as pessoas é algo que precisa ser levado em conta.

Muitas Igrejas e templos não foram construídos para terem uma estrutura acústica capaz de favorecer o som e a comunicação. No momento da construção de uma Igreja, é importantíssimo elaborar o projeto acústico do templo, para que a música e o som da Igreja consigam alcançar o objetivo da evangelização.

Contudo, uma Igreja com a acústica adequada viabiliza que a música, os cantos, os instrumentos sejam aproveitados da melhor maneira.

Concluímos, então, dizendo que evangelizar através da música é uma missão muito bela. Um artista que dispõe sua voz, seu canto, seus dons à evangelização agrada ao coração de Deus. Porém, é importante o aparato técnico e físico que possibilite uma melhor emissão e compreensão da canção entoada. 

A acústica das Igrejas são indispensáveis nesse processo! Saiba mais Acústica para Igrejas