5 dicas de como evangelizar sendo ministro de música
Evangelizar através da música é uma forma de atingir o coração e a mente dos ouvintes com unção e emoção. Quantas pessoas já foram evangelizadas e tocadas pela graça de Deus, através de uma música.
Muitos músicos que se dedicam à evangelização sofrem por não encontrarem material formativo que os ajudem a crescer em sua missão.
Preparamos este post com 5 dicas de como evangelizar sendo ministro de música, para ajudar no seu crescimento missionário.
Assuma a sua missão de evangelizar
Assumir a missão de ser ministro de música é uma atitude que exige bastante coragem, disposição e o enfrentamento de alguns medos.
O músico fica bastante exposto quando está servindo. No entanto, o primeiro medo a vencer não é o do público, mas o da sua missão.
Abraçar a missão de evangelizar, através da música, é um ato de coragem e humildade. Desse modo, o músico precisa se reconhecer como um instrumento de Deus para ir aonde o Senhor lhe enviar.
A humildade é uma virtude bastante importante ao assumir essa missão. Porém, o músico não precisa estar numa postura de autojulgamento, com medo de estar aparecendo demais.
O mais importante é dizer sim ao que Deus está te pedindo e para onde está te enviando para evangelizar.
Suplique a unção do Espírito Santo
Quando um ministro de música é chamado por Deus, para a missão de evangelizar com os seus dons, Deus o cumula de graças. Contudo, o músico precisa sempre estar em comunhão com o Espírito Santo.
Suplicar a unção do Espírito é uma necessidade que se impõe a toda pessoa que deseja ser instrumento de Deus pelo seu serviço.
Em contrapartida, sem a ação da graça de Deus: o canto, a música e o instrumental correm o risco de se tornarem vazios e não tocarem os corações na evangelização.
Geralmente, quando um músico canta com unção, as pessoas sentem a presença de Deus em suas interpretações. Nesse sentido, uma música ungida deixa a assembleia mais aquecida, sensível e aberta às maravilhas que Deus está realizando.
Afinal, ter vida de oração é algo que os ministros de música precisam alimentar constantemente. Afinal, “é necessário que Ele cresça e que eu diminua” Jo 3,30.
Aperfeiçoe sua técnica
Os profissionais que desejam sucesso em suas carreiras e querem realizar com excelência o que sabem fazer, estudam e se aperfeiçoam.
Desse modo, na Evangelização não deveria ser diferente. Afinal, é um empreendimento que exige investimento de vida para cumprirmos essa missão tão magnífica.
Contudo, investir em conhecimento e em técnica é querer o melhor para a evangelização. Afinal, tudo que realizamos de bom, para oferecer o melhor para o Reino, agrada o coração de Deus.
O ministro de música precisa estar atento para não ficar muito preso somente à técnica e pouco aberto à ação do Espírito. Mas a técnica agrega valor à evangelização e dá mais qualidade ao músico e seu serviço.
Desse modo, a técnica precisa estar associada à unção, para potencializar ainda mais a força evangelizadora da música.
Invista em cursos profissionalizantes, aulas de música, leituras, cursos online e tudo mais que te ajude a ser um ministro de música mais profissional no Reino de Deus.
Cantar com a alma para evangelizar
Quando escutamos um músico cantar com toda força do coração, sentimos que não estamos ouvindo somente palavras. Desse modo, uma música interpretada com a alma, faz com que seus ouvintes recebam a comunicação de uma experiência.
O músico, para evangelizar, precisa cantar os feitos de Deus em sua vida:
- Precisa cantar a misericórdia, recordando os momentos que foi muito perdoado.
- Cantar o amor, relembrando o quanto Deus o ama.
- Recitar a esperança, lembrando de todos os momentos difíceis que ela não o decepcionou.
Portanto, o ministro de música evangeliza quando ele expressa, por meio do canto, a experiência de Deus que um dia ele teve. A música se torna um veículo para que o outro receba a experiência do artista.
Equalize bem seu equipamento de som
Em muitas Igrejas, ouvimos recorrentemente reclamações quanto à qualidade do som. Portanto, os ministros de música precisam estar atentos a isso.
Equalizar individualmente cada instrumento e todo grupo musical é fundamental para a qualidade da evangelização. Atente-se ao volume excessivo dos instrumentos, quanto mais harmonia, melhor será transmitida a mensagem cantada.
Uma última dica importante, que poucas pessoas talvez tenham te ensinado, é sobre a acústica do espaço. Este fator deve ser considerado para uma boa qualidade na comunicação e no canto na Igreja. Muitos templos não foram planejados com um projeto acústico, mas isto pode ser resolvido com a ajuda de profissionais.
Como ministro de música precisamos agradecer a Deus diariamente pelo dom recebido e colocá-lo à disposição da evangelização. Afinal, a música tem uma grande força