3 motivos para investir na iluminação da igreja
Investir na iluminação é algo muito necessário na igreja, apesar de muitos acharem que isso é algo supérfluo.
Muita gente pensa que cuidar da iluminação trata-se apenas de substituir as lâmpadas queimadas.
Mas hoje você vai compreender que na verdade investir na iluminação é algo indispensável para a evangelização.
Mas antes de apresentar 3 motivos para você fazer esse tipo de investimento, vamos compreender brevemente a relação do olho humano com a iluminação.
Os olhos e a iluminação
Todos sabemos que os nossos olhos são capazes de se adaptar à iluminação de um ambiente, seja interno ou externo. E isso acontece de duas formas:
Pela modificação das pupilas, ou seja, a área escura no centro da íris. Ela é que regula a entrada de luminosidade nos olhos. A baixa luminosidade é o principal fator que leva à dilatação da pupila. Já quando a iluminação é mais forte, as pupilas se reduzem. Enfim, este é o seu mecanismo de proteção.
E a outra forma de adaptação é pela sensibilidade dos órgãos de recepção da retina que, ao perceber a intensidade da luz, procuram se adequar a ela.
Além disso, outra característica importante da visão é a sua capacidade de acomodação, que consiste na prontidão em focar objetos, tanto de perto quanto de longe.
No entanto, diante de toda essa competência do olho humano, não significa que qualquer tipo de iluminação é suficiente, já que a visão procura se adequar a ela. Muito pelo contrário, a iluminação inadequada pode causar muitos danos aos olhos.
Portanto, a primeira dica que trazemos é para você contemplar também a questão do cuidado com os olhos quando o assunto é a iluminação. Então, vamos às dicas!
# 1. Investir na iluminação da igreja é cuidar da saúde dos fiéis
A iluminação inadequada pode causar problemas de visão, irritação nos olhos, cansaço visual, acidentes e até mesmo distúrbios emocionais. Ficou surpreso?
Pois saiba que, além disso, ambientes com quantidade insuficiente de luz estimulam a maior produção de melatonina, mais conhecida como o hormônio do sono. E como consequência disso, gera aquela sensação de sonolência, cansaço e apatia. Certamente não é isso que você quer despertar nos fiéis, não é mesmo?
Portanto, eis o primeiro motivo para investir na iluminação!
# 2. A iluminação é parte da comunicação
Investir na iluminação vai muito além de deixar a igreja bem iluminada. Na verdade, o sistema de iluminação também faz parte da comunicação, por isso precisa ser bem projetado e bem cuidado.
A ausência ou a inadequação da luz pode comprometer a leitura da Palavra, ou seja, interferir na comunicação.
Por isso, é preciso garantir que a iluminação do ambão ou do púlpito receba a incidência correta de luz, bem como o correto posicionamento das lâmpadas para não criar sombras.
Além disso, quando projetada de maneira apropriada, a iluminação pode realçar a arquitetura e a construção da igreja, valorizar elementos iconográficos tais como, vitrais, pinturas e detalhes no altar.
# 3. Investir na iluminação da igreja é ter um ambiente adequado e poupar energia
Um projeto de iluminação apropriado atende com qualidade as nossas necessidades com relação à informação visual. E é preciso considerar que muitas vezes a forma como algo é iluminado geralmente é mais importante do que a quantidade de luz que é lançada sobre ele. Mas isso apenas um profissional é capaz de dimensionar. Logo, investir na iluminação é algo sim necessário.
Além disso, um bom projeto de iluminação engloba o melhor aproveitamento da iluminação natural dentro da igreja somado ao uso de sistemas de iluminação artificial.
Desta forma, busca-se conservar energia e diminuir o aporte de calor originado pelas luminárias e lâmpadas. Sem contar que o correto dimensionamento da iluminação vai garantir a economia no gasto de energia.
Afinal, o que um projeto de iluminação contempla?
Para realizar o correto dimensionamento da iluminação dentro da igreja, é preciso contemplar diversos fatores.
Primeiramente, é preciso considerar o tamanho total do templo religioso, pois todo o espaço precisa ficar bem iluminado. Isso transmite sensação de conforto aos fiéis.
Além disso, o projeto de iluminação deve ser pensado a fim de encaminhar a atenção dos fiéis para o altar, de maneira que as mensagens, reflexões e orações sejam mais bem absorvidas por eles.
E outro aspecto que também precisa ser considerado é que a luz, em sua maioria, deve ser difusa, para não ofuscar a visão dos fiéis e nem do líder religioso.
Mas isso não é tudo, é preciso ainda considerar a correta iluminação do ambiente externo durante a noite. E esta é uma questão de segurança! Portanto, também podemos considerar um motivo a mais para você investir na iluminação.
Enfim…
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a compreender a importância de investir na iluminação.
E caso você precise de ajuda com isso, conte conosco! A Liberty Engenharia tem uma equipe de profissionais especialistas em projetos de iluminação para igrejas.