O que você precisa saber antes de gravar um podcast
Eles estão conquistando uma audiência cada vez maior, não apenas no Brasil, mas no mundo. Por isso, gravar um podcast pode ser uma excelente opção para a evangelização.
Mas, afinal, como fazer um podcast? Calma, neste post vamos não apenas explicar o que é, mas também esclarecer dúvidas e trazer as informações que você precisa saber antes de gravar um podcast.
Então, tome nota!
Entenda o que é um podcast
A palavra podcast é a junção das siglas POD (Personal on Demand), e CAST, de broadcast (radiodifusão). Trata-se de um arquivo de áudio digital disponibilizado na Internet, normalmente em série, e os novos episódios são recebidos pelos assinantes automaticamente.
Ou seja, é como um programa de rádio independente, só que o público pode ouvir o conteúdo do podcast no momento que quiser. E este formato pode apresentar conteúdos de informação, educação, entretenimento, evangelização etc.
Antes de gravar um podcast, é preciso saber como as pessoas ouvem
Certamente, você já conhece o Spotify, que é um serviço de streaming de música, podcasts e vídeos que foi lançado em 2008. Nele, usando um smartphone ou o computador, as pessoas conseguem acompanhar os podcasts de maneira gratuita ou por assinatura.
Logo, ao ser assinante, a pessoa acompanha conteúdos do seu interesse à medida que atualizar. Ela recebe uma notificação, assim que um novo conteúdo estiver disponível, e pode ouvir o podcast naquele momento, salvar para ouvir depois ou fazer o download para ouvir offline.
E para ter acesso ao Spotify é muito simples. Basta baixar o aplicativo associando a conta do Facebook ao serviço ou o e-mail particular. E tudo sem precisar pagar nada por isso.
Mas é claro que este não é o único serviço de streaming existente no mercado, ele é apenas o mais popular.
Há também outros agregadores usados em celulares, como o Google Podcasts, o Deezer , Podcast & Radio Addict, o Podcast Republic, Stitcher Radio, entre outros.
No Iphone, além do Spotify, é possível ouvir podcasts pelo WeCast, Overcast e Stitcher Radio.
Contudo, apenas o Spotify reúne mais de 83 milhões de assinantes e tem uma média mensal de 100 milhões de usuários em todas as plataformas.
E o crescimento da “podosfera”, como é conhecido o ecossistema de produtores de podcasts do Brasil, é uma tendência cada vez mais forte e promissora.
Comece criando seu home studio
A primeira coisa que você precisa para gravar um podcast é criar seu home studio. Ele precisa ser isolado de ruídos e livre de reverberação, ou seja, que tenha tratamento acústico especializado. Somente assim não haverá interferências na captação do som e da música.
Além disso, você precisará fazer um investimento no som, com microfone, gravador de áudio, headphones ou headsets, software de gravação e software de edição. Contudo, se o seu programa for de entrevistas ou receba convidados, pense também em equipamentos extras.
Além disso, outra maneira de gravar um podcast é por meio de conversas remotas. Nesta opção, você vai conversar com seus convidados usando um aplicativo de chamadas e um software de gravação, que pode já existir no aplicativo ou não.
A ferramenta mais simples para gravar um podcast remoto é usando o Skype, que atua tanto como aplicativo de chamadas quanto como gravador, já que possui uma funcionalidade própria de gravação de conversas.
Porém, para opções mais completas, que gravam diferentes vozes em diferentes faixas de áudio, é necessário usar outras plataformas, como o Discord, que já exporta em Wav ou MP3.
Estrutura para gravar um podcast
É preciso que seu podcast tenha início, meio e fim. Logo, existem várias maneiras de estruturar um bom programa, e uma estrutura básica para podcast segue a seguinte ordem.
· Vinheta de início;
· Apresentação do(s) locutor(es);
· Falar data de publicação e o tema do episódio;
· Rápida introdução do assunto para prender o público ao assunto;
· Vinheta transitória para avisar que vai começar;
· Primeiros avisos e convite para interação;
· Falar sobre todo o tema do episódio;
· Preparar para o encerramento;
O ideal é fazer um planejamento de conteúdo para vários programas e em seguida listar tudo o que você deseja falar sobre cada tema.
Cuide da edição e da publicação e da divulgação do podcast
A edição é que vai dar um ar profissional ao seu podcast e torná-lo mais atrativo e dinâmico.
Para isso, você vai precisar cortar os erros de gravação e adicionar trilhas e efeitos.
E, então, depois de tudo pronto, é hora de publicar seu podcast em canais de distribuição, como o Spotify, para que seu público tenha acesso a ele.
Mas tem ainda algo essencial que você precisa saber antes de gravar um podcast. É preciso investir tempo e até mesmo recursos na divulgação.
Aproveite as redes sociais para isso. Antes do lançamento, uma boa dica é criar uma contagem regressiva para gerar expectativa, no estilo, “vem aí!”.
Como você pôde perceber, gravar um podcast não é algo fora de alcance. Basta dedicação e soltar a criatividade.
Precisa de ajuda com os aparelhos de som ou com revestimento acústico? Fale conosco no link abaixo!