Dicas para seu estúdio ser reconhecido e atrair mais músicos
Se você tem um estúdio musical e quer dar um up nele, está no lugar certo. Isso porque preparamos algumas dicas para estúdio que podem ajudar você a torná-lo ainda mais atraente e profissional e assim chamar a atenção de mais músicos.
Som e música fazem parte da cultura universal, afinal é muito difícil encontrar alguém que não goste de pelo menos um estilo musical. E poder oferecer aos músicos um estúdio bacana e de qualidade é também poder colaborar com a qualidade da música, é oferecer aos ouvintes um som perfeito.
Mas para isso é preciso mais do que investimento no som, é preciso estar atento também a alguns detalhes. E é sobre eles, que fazem toda a diferença, que vamos te apresentar hoje. Afinal, você já deve ter percebido que não basta ter uma sala e alguns equipamentos. É preciso muito mais para oferecer um espaço que cative os músicos.
Então, vamos às dicas para estúdio!
# 1ª Dica para estúdio: invista pesado na acústica
O estúdio musical deve ser um espaço acusticamente isolado, isso você já deve saber muito bem. E neste aspecto não pode economizar dinheiro, pois uma acústica ruim não apenas pode causar transtornos com a reclamação da vizinhança, como pode comprometer a qualidade das gravações.
Por isso, invista uma boa verba em materiais para isolamento e tratamento acústico. Logo, contrate uma empresa que tenha experiência nesse ramo e que ofereça materiais de qualidade.
E não se preocupe achando que o seu estúdio vai ficar visivelmente estranho. Na verdade, você vai encontrar opções de isolamento que podem dar um charme ainda mais especial a ele.
O revestimento acústico pode ser aplicado tanto nas paredes quanto no teto do estúdio.
Para isso, um profissional vai dimensionar o espaço e medir, por meio de softwares para análise, a acústica e eletroacústica, além da dispersão sonora, inteligibilidade e outros. A partir disso é que ele vai propor o melhor revestimento, de forma personalizada para o seu estúdio.
# 2ª Dica para estúdio: cuide da iluminação
Uma boa iluminação também é importante para dar conforto para o seu trabalho e para o trabalho dos músicos que irão contratar o seu estúdio. Por isso, fique atento também a este aspecto.
A iluminação pode ser embutida ou com lâmpadas aparentes. Mas você pode abusar também de luminárias ou abajures para dar uma incrementada na decoração do espaço. E falando em decoração, vamos para a próxima dica!
# 3ª Dica para estúdio: capriche na decoração
A decoração é um importante elemento que pode causar nas pessoas uma sensação de acolhida, de boas-vindas. Sabe aqueles ambientes que você entra e logo de cara já se sente bem e à vontade? Provavelmente são espaços decorados.
Então, que tal aproveitar a temática musical para criar um espaço incrível e que cause sensação de bem estar nos seus clientes?
Você pode usar os próprios instrumentos musicais para criar uma atmosfera bem bacana e pendurar quadros ou gravuras com partituras e notas musicais nas paredes.
E não se esqueça do cantinho do café, que por si só já é uma bebida bem convidativa. Para isso não precisa muita coisa: uma pequena mesa, cafeteira (para café em cápsulas ou não) e uma bandeja com algumas xícaras, adoçantes, colher, guardanapo e alguns biscoitos.
Além disso, ter almofadas no sofá ou nas poltronas também dá um ar convidativo ao ambiente. Conte ainda com tapetes que, além de decorar, também ajudam na acústica do seu estúdio. Então escolha um bem bonito e com cores que deixe seu espaço harmonioso.
Você pode também colocar algumas plantinhas, perto da janela para receber claridade, e outras espalhadas pelo ambiente. Acha que não vai ter muito tempo para se dedicar às plantas? Então escolha as suculentas, elas exigem pouca manutenção, ou seja, pedem pouca água.
Além disso, se o seu foco for música de igreja, atendendo a músicos cristãos, aproveite para deixar isso refletido no seu estúdio com crucifixo, bíblia, ou seja, objetos que remetem à fé.
# 4ª Dica para estúdio: esteja visível
O seu estúdio precisa de alguma maneira estar visível para o seu público alvo. Portanto, invista tempo e dinheiro em estratégias de comunicação, desde o visual da fachada do seu estúdio até anúncios nas mídias.
Uma boa opção são as redes sociais que possuem um bom público, além do custo dos anúncios serem bem mais em conta, se comparado a outros meios de comunicação.
Por isso, capriche na fan page do seu estúdio e faça publicações regulares, com assuntos do interesse dos músicos para chamar a atenção e convertê-los em clientes. E não se esqueça de usar imagens de qualidade, do contrário pode passar a impressão errada de que o seu estúdio não é profissional e acabar afastando os músicos.
Outra boa ideia é criar um site para o seu estúdio. E não precisa ser algo muito elaborado, basta ter boas imagens e ser direto quanto ao que seu estúdio pode oferecer para os músicos.
E, então, gostou das nossas dicas para estúdio? Conte conosco para resolver a iluminação e a acústica! Faça seu orçamento AQUI!