Ano novo, hora de pensar nos novos planejamentos
O início do ano é um tempo favorável para fazer novos planejamentos. Seja pelo espírito de renovação e de esperança que começa a nos rodear já com o advento, seja pela tradição que as pessoas têm de, ao virar o ano, elaborar uma listinha de objetivos ou metas.
Contudo, não importa a motivação, o fato é que também a Igreja precisa fazer planejamentos. Por quê? Porque o planejamento é como uma bússola que aponta o caminho para onde seguir.
Mas planejamento de quê? Simplesmente de tudo! Desde uma simples reforma, passando pela substituição do sistema de som e iluminação até realizar o tratamento e isolamento acústico do templo religioso.
Sim, com planejamento, tudo isso e muito mais é possível!
Por onde começar a fazer os novos planejamentos?
Quando se trata de planejar nossa vida é mais fácil, pois nos guiamos por nossos gostos pessoais e nossos sonhos. Mas e quando se trata de fazer novos planejamentos para a igreja, por onde começar? Se esta é sua dúvida, fique tranquilo, você vai perceber que não é algo tão difícil. E nós vamos ajudar com isso!
O primeiro passo, para se pensar em novos planejamentos, é ter consciência dos problemas enfrentados pelo templo religioso e que precisam de reforma ou de novas aquisições.
Mas para isso você precisa contar com a ajuda de profissionais. Afinal, por mais que imaginamos que seja necessário consertar isso ou comprar aquilo, apenas um profissional dará o diagnóstico certeiro do que é preciso, de fato, ser feito.
Sendo assim, quando se tratar de questões de acústica, sistema de som e iluminação, por exemplo, chame um especialista para estudar o que vem acontecendo na sua igreja.
E depois de saber qual é o real problema e qual a solução mais indicada apresentada pelo profissional, além do orçamento, o segundo passo é deixar informar os fiéis sobre o problema.
Em seguida, é preciso pensar em maneiras inovadores de arrecadação financeira para que a sua igreja consiga o valor para a obra ou aquisição para você incluir no novo planejamento.
E já que falamos sobre arrecadação financeira, que tal ler este conteúdo aqui: Como envolver os fiéis em uma campanha de captação de recursos?
Por que pensar em acústica, som e iluminação no planejamento?
É comum as igrejas enfrentarem problemas quando o assunto é o som e até mesmo a iluminação. E muitas vezes os responsáveis ou os músicos não sabem como resolver esses problemas ou a quem recorrer.
Além disso, muitas vezes as pessoas não dão a devida importância a tais problemas, simplesmente porque ignoram que som, iluminação e acústica são partes importantes da comunicação.
Porém, ignorar a comunicação é o mesmo que ignorar a evangelização. Logo, esses três pilares da comunicação, podemos assim dizer, precisam funcionar bem para que a evangelização aconteça alcance seu objetivo.
E este é um motivo muito justo para que eles sejam parte dos planejamentos da igreja para o ano novo!
Entenda melhor a importância dos três pilares da comunicação
O sistema de iluminação, quando devidamente projetado, garante a boa leitura da Palavra de Deus.
Além disso, a iluminação adequada pode realçar a arquitetura e o espaço da igreja. Também tem o poder de valorizar elementos iconográficos como, vitrais, pinturas, imagens e detalhes no altar.
Já a sonorização de qualidade é indispensável para comunicar a Palavra de Deus aos ouvintes.
Afinal, como é que as pessoas poderão se sentir tocadas por Deus quando não conseguem ouvir direito a Palavra por causa de problemas como a microfonias e outros ruídos indesejados? Ou então com um som que, quando não está muito baixo, está muito alto!
Logo, é de extrema importância dimensionar corretamente a sonorização da igreja para garantir que o som se propague com qualidade dentro dela.
Por outro lado, problemas com a acústica da igreja podem também prejudicar seriamente a evangelização com a reverberação – o famoso eco.
E se esta é uma dificuldade enfrentada pela sua igreja, é fortemente recomendável que você inclua o tratamento acústico entre os novos planejamentos da igreja para o ano que começa.
Além disso, existe ainda outro tipo de problema que pode gerar sérios problemas para a igreja. É quando o som emitido dentro do templo religioso começa a incomodar a vizinhança.
E isso pode gerar sérios problemas para o líder religioso não apenas de reclamações como pode também acarretar em multa para a igreja.
Logo, neste caso o recomendado é fazer o isolamento acústico do templo religioso o quanto antes. Desta forma, o som da igreja não mais causará incômodos na vizinhança.
Portanto, se este é o caso da sua igreja ou você quer evitar esse tipo de problema, trate de colocar o isolamento acústico como um item urgente nos novos planejamentos para 2023.
Que a sua Igreja faça bons planejamentos!
Estas foram apenas algumas dicas para lançar luzes para o que você pode olhar mais atentamente ao definir o planejamento para o ano novo da sua igreja.
O mais importante é você olhar com carinho e atenção para todas as realidades da sua igreja e certamente Deus guiará o caminho para colocar tudo o que é necessário em prática.
E que em 2023 sua igreja possa crescer cada vez mais em evangelização! Feliz ano novo!