Você tem esses problemas de som na sua Igreja?
Uma igreja não deve ser apenas limpa, acolhedora e bonita. Para que ela cumpra sua função evangelizadora com excelência, precisa estar livre dos problemas de som.
Ter uma estrutura de som ideal é sempre um desafio, principalmente para as igrejas.
No entanto, se você tem enfrentado esse tipo de problema, saiba que você não é o único e, o mais importante, que é possível, sim, encontrar uma boa solução.
Diferentes tipos de problemas de som na igreja
Quando o som está ruim, além de comprometer a evangelização, surgem as indesejadas reclamações, tanto dos fiéis e dos músicos, quanto do padre ou pastor.
Muito provavelmente você tem um ou alguns destes problemas de som na sua igreja: volume muito alto ou muito baixo, inteligibilidade (quando não conseguimos compreender o que é dito ou cantado), eco, ruídos, microfonia.
Contudo, o primeiro passo para que você saiba como resolver os problemas de som é saber identificá-los a fim de conseguir encontrar a solução mais adequada.
Você ainda não consegue identificar que tipo de problema de som existe na sua igreja? Fique tranquilo, nós vamos te ajudar nesta missão!
Veja o que pode estar acontecendo na sua igreja.
Equipamentos inadequados
Um fato comum que acontece em muitas igrejas é investir em novos equipamentos de som, acreditando que isso é a solução. Contudo, ainda assim permanecem com uma sonorização ruim.
Ou então com o intuito de economizar, as igrejas acabam adquirindo equipamentos de segunda linha, que entregam um resultado muito abaixo do ideal para o local.
Para ter certeza de que o equipamento de som que você tem na sua igreja é o ideal, você pode contar com a ajuda de um profissional.
Desta maneira, além de fazer uma avaliação dos equipamentos, ele pode montar um projeto de sonorização personalizado para a sua igreja.
Falta de treinamento
Algumas vezes, mesmo a igreja possuindo os equipamentos mais adequados para aquele ambiente, o problema de som persiste.
Isso demonstra que não basta que você invista nos melhores equipamentos, se quem está por trás da mesa de som não foi capacitado para mexer com ele.
Portanto, oferecer treinamento para aqueles que são responsáveis pela mesa do som pode ser uma excelente estratégia para acabar com os problemas.
Mau posicionamento das caixas de som
Observe a maneira como as caixas de som foram instaladas na sua igreja para que elas não sejam causadoras de problemas.
É comum encontrar caixas instaladas no topo do pé direito, ou seja, bem no alto. Isso é um erro, pois, desta forma, o som não fica harmonioso devido ao cancelamento de ondas de frequência. Desta forma acontece perda de qualidade.
Além disso, as caixas de som precisam estar direcionadas para o ouvinte e não para o fundo da igreja ou uma para a outra.
Outra falha que pode acontecer na sonorização é com o tamanho das caixas de som. Muitas igrejas utilizam caixas de som grandes quando o ambiente pede caixas menores.
Quanto maior o tamanho da caixa de som, maior é o dimensionamento de ar no ambiente, o que acaba comprometendo a qualidade do som.
O mais indicado é investir em caixas de som pequenas, mais potentes e bem posicionadas dentro da igreja para evitar este problema.
Outro fator determinante para evitar problemas de som é usar a quantidade de caixas certas no ambiente. A falta de caixas pode prejudicar seriamente a sonorização da igreja.
Já a quantidade certa permite um som com um volume mais equilibrado, nem muito baixo, nem muito alto.
Portanto, é importante otimizar o uso das caixas de som de acordo com o espaço da sua igreja.
Problemas com a acústica
Esse tipo de problema de som na igreja é inevitável, já que a sua arquitetura contribui para isso.
Geralmente as igrejas são amplas e têm um teto bem elevado. O que dificulta o controle da qualidade do som e torna o ambiente propício para a reverberação do som.
Muito provavelmente você já enfrentou ou enfrenta este tipo de problema de som na sua igreja!
Neste caso é preciso fazer um estudo do ambiente para realizar alguns ajustes de acordo com as características e as necessidades da igreja.
A reverberação é um fenômeno ondulatório que está relacionado à reflexão do som e ao intervalo de tempo necessário para a percepção do som refletido por um obstáculo.
Quando o intervalo de tempo não é suficiente para distinguir o som refletido do original, temos a reverberação. Neste sentido, o projeto de acústica deve estar atento ao tempo de reverberação.
O tratamento acústico para corrigir a reverberação pode ser feito, por exemplo, com a aplicação de forro acústico ou de painéis de revestimento acústico.
Um forro acústico bem projetado, além de controlar a reverberação, melhorando a comunicação, garante também uma boa iluminação, além de ajudar a reduzir a temperatura.
Já o revestimento acústico é instalado de maneira discreta, sem causar prejuízo no resultado visual na edificação.
Veja como ficou a aplicação do revestimento na Igreja Presbiteriana Independente de Campinas.
Calma! Só de pensar nesta opção talvez você deve ter imaginado que se trata de uma obra demorada com tudo o que ela implica ou então ficou preocupado com a estética da igreja. Fique tranquilo quanto a isso!
Saiba que é possível melhorar o som da igreja sem comprometer a estética do local. Além disso, não pense na instalação dos revestimentos como uma obra de reforma com quebra de parede. É possível fazer a instalação com o mínimo de sujeira.
Você conhece o condicionamento acústico?
Trata-se do estudo do comportamento do som em ambientes fechados. Este estudo é feito por um profissional que analisa o ambiente e propõe o uso de materiais distintos para minimizar os efeitos do som.
Neste processo, pode ser usado forro, piso, painéis acústicos, difusores, placas defletoras.
Saiba mais sobre o condicionamento acústico e como ela pode te ajudar a acabar com os problemas de som da igreja, aqui!
Não improvise!
Você deve ter percebido que para resolver os problemas de som da sua igreja não dá para improvisar.
Buscar resolver com soluções provisórias só pode causar aquela sensação de frustração, porque os problemas logo voltam e com eles o comprometimento da evangelização.
Afinal, sabemos bem que quando os fiéis se incomodam com o som, muito provavelmente não conseguem abrir completamente seu coração para a espiritualidade do momento.
Por isso, nada de improviso!
Quer a ajuda da Liberty – Som e Engenharia neste processo? Então entre em contato conosco, aqui!